Páginas

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Parceria OTA e Mulheres da Arte


Em uma reunião no ateliê do CEVAE, as representantes do projeto Mulheres da Arte junto aos diretores da OTA, firmaram no dia 25 de Agosto de 2011 um acordo formal que será de extrema importância para as duas partes. Esta parceria visa o crescimento e atuação da OTA tendo em vista ajudar a comunidade Morro das Pedras e adjacências por meio do incentivo às suas iniciativas de desenvolvimento. O projeto Mulheres da Arte necessitava de um nome jurídico (uma organização documentada e regularizada perante as leis estaduais) como represente oficial perante a justiça, para conseguir apoio financeiro, material e etc. A Organização Toque de Arte, celebra feliz essa união pela comunidade.





Um pouco mais sobre o projeto Mulheres da Arte


Quem somos:

O projeto “Mulheres da Arte” surgiu como desenvolvimento do Projeto Mulheres Saudáveis e Felizes – MSF. O MSF começou a ser pensado em 2007, a partir da coletivização da demanda de uma senhora atendido pelo Programa Mediação de Conflitos (NPC Morro das Pedras / Ventosa) em seu eixo atendimento. Seu foco principal, na época, era envolver mulheres moradoras do Morro das Pedras para discutir sobre situações de violência doméstica.

Em resposta a esta demanda, o projeto iniciado em 2008 previa encontros semanais com o objetivo de fortalecer os vínculos comunitários entre as mulheres, criando oportunidades para que as participantes descobrissem a capacidade que tem de enfrentar as diversas dificuldades cotidianas (como violência doméstica, falta de emprego e renda, conflitos familiares, entre outras questões que permeiam o universo feminino e familiar) e favorecendo o aumento da autoestima.
O projeto temático MSF procurou articular em duas necessidades das moradoras: a temática da violência de gênero e a necessidade de gerar renda. Como alternativa para a geração de renda, os grupos de mulheres do Projeto MSF foram organizados em torno de oficinas de confecção de bolsas artesanais. Tais oficinas funcionavam como um incentivo para que as mulheres participassem do grupo, local onde as temáticas de gênero e violência (entre outros temas) sempre surgiam e eram debatidas sob moderação da equipe local do Programa Mediação de Conflitos.

A avaliação final do Projeto MSF aponta para um desfecho favorável no que diz respeito a duas das três metas iniciais do Projeto. Assim, os resultados alcançados foram: integração das mulheres moradoras do Morro das Pedras e Ventosa, favorecendo a melhoria da autoestima; aumento da participação de famílias nos atendimentos em mediação com indicação de novos beneficiários. Durante a conclusão das ações verificou-se que um dos resultados esperados (geração de renda através da confecção de bolsas) não foi alcançado.

Buscando dar continuidade às ações, o Projeto MSF foi indicado como uma Unidade Produtiva da Aprecia no Termo de Parceria vigente no ano de 2009. Com a entrada da Aprecia, estabeleceu-se um processo de avaliação do Projeto junto ao grupo das mulheres. Nesta época ficou evidente a baixa identificação das mulheres com o produto (bolsas) e a dificuldade de escoamento do mesmo. O grupo das mulheres fez duas escolhas significativas neste período, que são a escolha das lingeries como novo produto do grupo e a mudança do nome e da marca do projeto, que passou a se chamar: Projeto Mulheres da Arte.

O Projeto Mulheres da Arte possui uma parceria importante para o grupo com o CEVAE (Centro de Vivência Agroecológica).

Público alvo:

Mulheres maiores de 16 anos, moradoras do aglomerado Morro das Pedras e da Vila Ventosa. Atualmente são seis mulheres integrantes do Projeto, com expectativa de aumentar esse número para oito mulheres.

Objetivo:

Melhorar a qualidade de vida, a autoestima e autonomia financeira das mulheres moradoras do Morro das Pedras e Ventosa, contribuindo na diminuição de casos de violência doméstica e dos conflitos intrafamiliares. Promover a capacitação das integrantes do projeto Mulheres da Arte para uma melhor qualificação das lingeries, ajudando na promoção de autonomia financeira. Fomentar a sustentabilidade do projeto Mulheres da Arte, capacitando o grupo a atuar de forma autônoma para buscar parcerias, organizar os processos internos de trabalho e escoar a produção, ajudando no fortalecimento de Capital Social. Fortalecer a autoestima e emponderamento das mulheres através da promoção da autonomia financeira.

Nenhum comentário: